sexta-feira, 29 de maio de 2015

Mujica não foi à missa do Papa porque 'Estado é laico', diz jornal

O presidente uruguaio não compareceu à missa que inaugurou o pontificado de Francisco, no Vaticano, nesta terça-feira (19), porque "não é católico" e porque "o Estado é laico", informou o jornal uruguaio 'El Observador'.
presidente uruguaio, José Mujica (Foto: Miguel Rojo / AFP Photo)O periódico cita fala da senadora e primeira-dama, Lucía Topolansky, a uma rádio argentina: "Temos um enorme respeito pela religião católica, assim como pelas demais religiões, há liberdade de culto, mas não somos crentes. Como o vice-presidente é, o presidente considerou mais oportuno que ele fosse."
“O Uruguai é um Estado absolutamente laico. A igreja está separada do estado desde princípios do século passado. Nisso tem uma certa diferença da América Latina". A senadora explicou ainda que talvez seja por isso que a escolha de um Papa latino-americano "não se viveu com a mesma intensidade como no resto da América Latina."
Começo do pontificado
O Papa Francisco apelou nesta terça-feira (19) pela defesa dos pobres, dos idosos, dos mais fracos e do meio ambiente, na homilia da missa solene que marcou o início oficial de seu pontificado. Ele afirmou que a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana e de seus 1,2 bilhão de fiéis deve ser um "serviço humilde", acolhendo a todos, e principalmente aos mais pobres.
No sermão na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o primeiro Papa latino-americano pediu respeito "a todas as criaturas vivas e ao ambiente que nos cerca".









                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário