sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Amigo de atirador de San Bernardino é acusado de conspiração terrorista

Enrique Marquez também foi acusado de compra ilegal dos dois fuzis de assalto usados no tiroteio letal na Califórnia, há duas semanas, declarou a promotora para o Distrito Central da Califórnia, Eileen Decker.

Marquez disse aos investigadores que no final de 2011 ele e Farook tinham planejado atacar uma livraria ou uma cafeteria de uma faculdade, mas que os planos não foram adiante. Eles também planejaram outro ataque, que seria promovido em uma rodovia na hora do pico do trânsito, segundo informa o Departamento de Justiça dos EUA. Os dois se distanciaram depois de 2012.

No dia 2 de dezembro, Farook e sua esposa Tashfeen Malik mataram 14 pessoas e deixaram outras 21 feridas quando abriram fogo durante uma confraternização em um centro de serviços sociais. Eles foram mortos após uma perseguição policial.

Nesta quarta, o chefe do FBI afirmou que não há evidência de que o casal integrasse uma célula terrorista, confirmando que investigadores acreditam que os dois tenham sido inspirados, mas não comandados, pelo grupo jihadista Estado Islâmico.
Imagem de arquivo mostra Tashfeen Malik e Syed Farook, atiradores de San Bernardino, no aeroporto de Chicago (Foto: REUTERS/U.S. Customs and Border Protection)

Nenhum comentário:

Postar um comentário