quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Britânica é morta por extremista Islâmico na Austrália

Imagem mostra albergue em Queensland, na Austrália, onde uma britânica foi morta por um susposto jihadista francês nesta quarta-feira (24) (Foto: Australian Broadcasting Corporation/ AP )Uma britânica de 21 anos morreu e um britânico ficou em estado crítico depois de terem sido esfaqueados por um francês em um albergue em uma localidade rural ao sul de Townsville, no estado de Queensland, na Austrália.

Segundo a polícia, o suspeito de 29 anos teria dito "Allahu Akbar" (Deus é grande) no momento do crime e ao ser preso, na noite de terça-feira (23). A frase é utilizada normalmente por militantes do Estado Islâmico no momento dos ataques.

Porém, o diretor-adjunto da polícia de Queensland, Steve Gollschewski, disse que até o momento não há indícios de que o suspeito tenha vínculos com o grupo jihadista.

Gollschewski também disse que está sendo investigado se o suspeito sofre de problemas mentais ou se estava sob a influência de drogas durante o incidente. "No momento não descartamos nenhuma pista, seja política ou criminal", acrescentou.

Depois de receber uma chamada, a polícia encontrou no albergue o corpo da britânica e o britânico, de 30 anos, com ferimentos graves. Uma terceira pessoa, um australiano de 46 anos, sofreu ferimentos leves.

Quando os jornalistas perguntaram se o suspeito de 29 anos está vinculado ao grupo extremista Estado Islâmico, Gollschewski respondeu 'não', e acrescentou que não havia nenhuma ameaça específica contra a população.

A comandante da polícia federal australiana, Sharon Cowden, afirmou que a polícia não só sabe dizer que o francês, que estava em situação regular na Austrália, agiu sozinho. "É um incidente inquietante e a comunidade não deve baixar a guarda", afirmou.

"Estamos trabalhando com as autoridades locais e fornecendo apoio às famílias" das vítimas, declarou um funcionário do ministério britânico das Relações Exteriores.

A polícia não revelou a identidade da britânica morta, mas segundo meios de comunicação locais a jovem trabalhou em um bar na costa de Queensland.

A Austrália elevou em setembro de 2014 seu nível de alerta diante da ameaça terrorista. Nos últimos 18 meses foram evitados ao menos seis atentados em território australiano, segundo o governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário