quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Hollande ressalta a Putin riscos de aumento de violência no leste da Ucrânia

Em uma conversa por telefone com a participação da chanceler alemã, Angela Merkel, e cujo conteúdo foi divulgado pelo Palácio do Eliseu em comunicado, Hollande reiterou "a posição firme da França" no sentido de que não reconhecerá a anexação da Crimeia pela Rússia. Conforme o texto, o chefe do Estado francês mostrou, principalmente, "preocupação frente ao aumento da tensão destas últimas semanas e ao número crescente de violações do cessar-fogo" que constataram os observadores da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE).
A esse respeito, "ressaltou os riscos que uma escalada geraria ao conjunto do processo (de paz) quando não há alternativa a uma resolução pacífica". Ele insistiu que as partes que assinaram os acordos de Minsk (os presidentes da Rússia e da Ucrânia, além de Hollande e Merkel como observadores) devem colocá-los em prática, e isso inclui "tanto as questões de segurança quanto as questões políticas".
Hollande insistiu que França e Alemanha continuam apostando na resolução deste conflito através do que se conhece como o "Formato da Normandia" (os quatro países dos acordos de Minsk) e disse esperar que sejam dadas "rapidamente" as condições para um novo encontro entre os quatro para "examinar os próximos períodos para regular a crise".

Nenhum comentário:

Postar um comentário