sábado, 24 de dezembro de 2016

OMS anuncia vacina 'até 100% eficaz' contra Ebola

 Uma vacina de origem canadense contra o Ebola, que causou mais de 11.000 mortes na África Ocidental, pode ter "até 100%" de eficácia, declarou nesta sexta-feira (23) a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Trabalhadores da Cruz Vermelha usando roupa especial carregam o corpo de uma vítima do vírus ebola em Monróvia, na Libéria (Foto: AFP Photo/Zoom Dosso)Nenhum caso de Ebola foi registrado entre as cerca de 6 mil pessoas que receberam essa vacina na Guiné no ano passado, contra os 23 casos em pessoas não vacinadas.
O que sugere "claramente que a vacina é muito eficaz e poderá ter uma eficácia de até 100%", disse à AFP a vice-diretora-geral da OMS, Marie-Paule Kieny.
A equipe de pesquisadores de Kieny calculou que no caso de uma epidemia de grandes proporções, há 90% de possibilidades de que a vacina experimental, denominada rVSV-ZEBOV, seja mais de 80% eficaz.
"Finalmente após 40 anos, temos agora a priori uma vacina eficaz contra a doença do Ebola" comentou o cientista americano independente Thomas Beisbert na revista médica "The Lancet", que publicou na sexta-feira os resultados finais do ensaio.
Estes confirmam que a vacina rVSV-ZEBOV tem uma eficácia de 100% nos dez dias posteriores à administração de uma dose por injeção intramuscular em uma pessoa não infectada mas em contato com doentes.

Vacinação em anel

A vacina, cujos direitos de comercialização foram comprados pela empresa americana Merck, poderia ser registrada em 2018, depois que o dossiê for apresentado às autoridades americanas (FDA) e europeias (EMA). O processo padrão de aprovação leva geralmente uma década, e às vezes mais, destacou Kieny.
"Se houvesse um caso de ebola e uma nova epidemia, agora estamos prontos para responder", acrescentou.
Os testes foram realizados em uma região litorânea da Guiné que ainda registrava casos de Ebola quando começaram, em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário